quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Last evening's quote

"I don't have time to be Forrest Gump"

Causas perdidas porque não se consegue achá-las

Hoje falava com um amigo acerca da desilusão que ambos partilhamos em não termos nascido mais cedo e de não termos vivido nos turbulentos tempos que foram os anos 60 ou 70, por exemplo. Dizíamos que agora não sabemos qual é o nosso inimigo, desconhecemos a cara do monstro que queremos combater. Ele existe, sabemo-lo, existirão até bastantes, mas não há causas tão excitantes como antigamente.
Ora, das duas uma: ou a culpa é nossa e queixamo-nos porque simplesmente nascemos com a inércia típica da "boa" economia em que fomos dados à luz e na relativa superação de algumas lutas que nos providenciaram modos de vida mais confortáveis, ou simplesmente o que estamos a fazer é a olhar romanticamente para o passado.
De qualquer das maneiras, é verdade que me sinto um tanto ou quanto órfão em relação a causas sociais, apesar de saber que existem muitas, já para não falar nas ambientais. Mas falta que os inimigos se revelem, que sejam mais palpáveis, que arreganhem os dentes.
Porque se a coisa continua assim acabaremos todos por morrer de tédio, seja qual for a razão da nossa letargia, estejamos nós a ver a coisa de uma perspectiva errada (não fazendo as perguntas certas) ou não.
E a modorra da minha geração é produto de uma incógnita. É-o?
Não sei, talvez seja coisa do Ocidente. Conheci há duas ou três semanas um rapaz iraquiano, que esteve envolvido nos confrontos contra a reeleição de Ahmadinejad. E ele disse-me que a partir da primeira rebelião nas ruas (com consequentes mortes de protestantes) as pessoas deixaram de temer pelas suas vidas e a raiva era tanta, que só interessava deitar abaixo o tirano.
Então, pergunto: afinal, que espécie de morosidade é esta de que eu e o meu amigo falávamos?